Exemplos de Vitória

Gideão, com trezentos homens, vence os midianitas

JUIZES 7:1-25

Com base no texto de Juizes, onde o protagonista é Gideão, chegamos a conclusão que Vitória é o desfecho de uma situação que alguém consegue enfrentar na presença de Deus. O conceito de vitória nesse período Bíblico está muito ligado a libertação. Podemos dizer que são sinônimos. Já fora desse contexto histórico e também bíblico o conceito de vitória, para o mundo, está muito mais ligado ao conforto e a ausência de lutas e dificuldades.

Após a comparação dos conceitos extraídos dessa passagem bíblica, vamos abordar alguns argumentos que reforçam o conceito de Vitória para o cristão.

1)   Na Bíblia, os exemplos de pessoas vitoriosas não são vitoriosas para serem destacadas individualmente e sim para glorificar a Deus e abençoar outras pessoas: Moisés conduziu e liderou o povo na saída do Egito. Deus o usou para salvar aquelas vidas e abençoá-las e Moisés conseqüentemente se tornou um ícone na história da Bíblia, não por almejar ocupar o lugar de Deus, mas de sujeitar-se ao próprio Deus e se doar para ajudar outras pessoas. Da mesma forma Gideão, que nem ao menos acreditava em si mesmo, e muito menos que Deus o faria vencer com 300 homens um exército de mais de 50 mil homens e obter grande vitória.

2)   Na Bíblia a vitória não tem a ver com a quantidade de recursos que temos a disposição, mas sim da qualidade de recursos: De trinta mil homens que estavam ao lado de Gideão, sobraram apenas trezentos para a batalha.Vinte mil se sujeitaram ao medo e a timidez, e nove mil e setecentos  não eram aptos para batalha por falta de preparo. Deus separou apenas trezentos homens, que não se deixaram influenciar pelo medo, e que estavam preparados para a situação.

3)   Na bíblia, o que atrapalha não é a falta de recurso, mas sim a falta de coragem: Reforçando a idéia anterior, a quantidade de recursos não tem valor em meio a outras prioridades. Aprendemos que ser vitoriosos é aprender a lidar com o que temos a disposição para a batalha. O que faz a diferença não são números, mas o que está dentro do nosso peito.

4)   Na Bíblia aprendemos que os milagres da vitória resultam em um processo em que nós vivenciamos: Ser um vencedor é experimentar aquilo que Deus está fazendo e o que ele ainda vai fazer. Nesse contexto, o milagre é um processo no qual nos participamos a todo tempo, e não ficamos esperando que aconteça.

Fonte do Artigo: Ministração do Pr. Marcelo Gomes, 17/04/2011

About these ads

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: