Uma qualidade que se chama paciência

Parece que alguns dias nascem com o propósito de dar tudo errado em nossas vidas. Aquele dia em que você perde a paciência no trânsito por pouca coisa, ou com seu cachorro que fez uma bagunça durante a noite e você sabe que você é que vai ter que limpar tudo. Há inúmeras situações que acontecem no dia dia que nos tiram a paz, e no lugar dela, deixa uma carga de ira onde demonstramos total impaciência diante delas.

Há alguns textos na Bíblia que até me constrange quando leio. Digo isso porque é uma área que Deus tem tratado profundamente em mim e estou investindo muito para que a longanimidade ou paciência, que é um dos frutos do Espírito, faça parte da minha vida. Um desses textos é o de Romanos 9:22 “E se Deus querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição?” Quando olho para grande imensidão do poder e autoridade de Deus, ao mesmo tempo que me da um certo temor, também me da uma certa preocupação diante de tanta soberania.

No contexto dessa passagem, Deus opta por ser paciente com os que mereciam destruição e castigo. Quando analisamos não só o contexto dessa passagem mas o do livro de Romanos vemos que Deus age dessa forma com um único e exclusivo propósito, o de levar o seu povo ao verdadeiro arrependimento. Vamos ver Romanos 2: 1-4 “Portanto você que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga. Visto que você julga pratica a mesma coisa. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?” Deus é misericordioso e paciente, quem sou eu para me irar contra meu irmão por qualquer motivo que seja? Sou um simples homem, como diz Paulo.

Duas coisas ficaram claras para mim depois que fui ministrado sobre este assunto. Uma, é que a Paciência ou misericórdia de Deus produz um fruto em minha vida chamado ARREPENDIMENTO. Outra é que a minha paciência diante das circunstâncias produz um fruto em meu coração chamado SANTIDADE. E isso me leva pra mais perto de Deus e me deixa mais sensível ao seu Espírito. Quando isso acontece vejo que Deus está trabalhando em favor do meu crescimento espiritual.

Outra coisa que aprendo a respeito da paciência, é que ela está também totalmente ligada a nossa eternidade. Na verdade são vários fatores que irão determinar onde passaremos a nossa eternidade e a paciência é um deles. Em Hebreus 6: 12 diz: “… de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que por meio da fé e da PACIÊNCIA, recebem a herança prometida.” É que não nos damos conta que a paciência é tão significante para o Reino. As vezes estamos focados apenas em vitória financeira, em bençãos materiais ou em ir para os cultos e se emocionar, que os detalhes que forjam mesmo o caráter de Cristo em nossas vidas, passam por despercebidos.

Jesus era longânimo com as pessoas e nas circunstâncias. Se tenho Ele como modelo e como meu Mestre, tenho que fazer com que Ele seja refletido na minha vida através das minhas atitudes.
Depois de ser confrontado pelo Espírito Santo com relação a minha paciência, tenho buscado em Cristo ter domínio próprio a cerca de minhas atitudes. Isso tem me feito descobrir coisas que me edificam e que abençoam outras pessoas.

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário