Fé x Emoções

Nesses versículos do capitulo 09 do evangelho de Mateus, Jesus manifesta seu poder e autoridade sobre a morte, quando um homem clama pela sua filha que acaba de morrer. Assim Jesus atende o pedido daquele pai que manifesta a sua fé de forma exclusiva a ele.

E ele vai até a casa do homem e se depara com uma grande multidão agitada diante daquela situação.

Quando ele chegou a casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada, disse: Saiam! A menina não está morta, mas dorme. Todos começaram a rir dele. Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pelas mãos e ela se levantou. A notícia desse acontecimento se espalhou por toda aquela região.” Mateus 9. 23-26

É evidente que nessa passagem o que mais chama atenção é o milagre de Jesus para com aquela menina, decorrente a fé de seu pai. Mas além de me admirar com a fé daquele pai, além de me surpreender com o milagre de Jesus e além enxergar nitidamente o seu amor com as pessoas, outra coisa me chamou atenção. Como me posiciono diante de uma situação constrangedora de risos com relação a minha fé?

As minhas emoções afloram tomando o lugar do meu propósito quando estou em uma situação constrangedora? A Bíblia diz que todos começaram a rir de Jesus, não era apenas algumas pessoas, e sim todos que estavam naquele lugar. Fico pensando se acontecesse comigo algo parecido. O que eu faria? Jesus como homem, primeiramente demonstra autoridade sobre a mediocridade das pessoas que não conseguiram ver como o pai daquela menina conseguiu ver. Ele tinha fé. Além da autoridade, Jesus não deixa que a insensatez dos homens abale suas emoções fazendo com que ele perca o foco de seu propósito naquele momento.

Nós não encontraremos em Jesus um caráter omisso ou negligente em nenhum lugar das escrituras. Sempre encontraremos Nele, um caráter disposto e diligente, um caráter irrepreensível e uma fé inegociável. Jesus tinha prioridades e fez delas os trilhos de seu ministério. Ele não se deixava abalar pelas reações que o mundo lhe imputava. As emoções de Jesus era alimentada pela certeza de um propósito.

Olhando para os frutos do caráter de Jesus lembro de uma coisa muito importante que aconteceu comigo. Em um culto normal desses de domingo, uma pastora estava pregando sobre o caráter de um verdadeiro discípulo de Jesus.

Chegou uma parte em sua pregação em que ela disse: “O coração precisa ser renovado todos os dias na Palavra, para que não viva de emoções”. Aquilo mexeu comigo de forma muito intensa. Não foi fácil ouvir aquelas palavras, justamente porque é um tratamento de Deus em minha vida, e tudo que toca em nossas feridas, machuca. Entendi naquele momento o amor de Deus pela minha vida, e o glorifiquei mesmo com o coração apertado e doendo. Cheguei na conclusão que era tempo de renuncia aos meus desejos, renuncia as minha vontades para um novo tempo de restauração no meu coração a respeito de minhas emoções. Quero estar preparado, para quando chegar um momento em minha vida, em que o meu propósito e a minha fé prevaleça sobre a mediocridade do mundo e que eu não me abale diante de nenhuma situação constrangedora, assim como Jesus naquele dia.

Deus o abençoe!!

, , , , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário